Logo Hardware.com.br
incosto
incosto Super Participante Registrado
500 Mensagens 15 Curtidas

[Resolvido] Adaptar HD Externo no Roteador ?

#1 Por incosto 16/06/2008 - 11:42
Pessoal, mais uma questão me surgiu hoje, parece até que leram meu pensamento...Andei pensando nisso já a algum tempo, e por coincidência achei esse link de um cara pelo google qe também havia pensado a mesma coisa que eu preciso HD Externo Router

Gostaria de saber se tem como eu e outras pessoas, adaptarem um HD externo no roteador que possuimos ? Tipo assim, todo router possui uma memória ROM Flash ou RAM Flash ou sei lá como se chama, não me lembro agora, só que teem em média de 2 Mb á 32 Mb, onde são guardados o firmware e suas configurações, e nessa parte é que eu gostaria de saber se existe uma maneira que podemos fazer isso entendem ?
É meio que fazer esse HD Externo virar um servidor mesmo pra rede, sem ter que deixar um PC ligado para tal.

Asus WL700gE

Bom, acho que seja possível só não sei como fazer, e se estiver falando bobeira é só me avisar que já fico quieto !fiquei_vermelho.png

Alguém saberia como adaptá-los um ao outro ou sabem de algum link sobre tal assunto ? fiquei_triste.png

Muito obrigado a quem puder me ajudar ou só ler esse texto!
Incosto.
Luciano SHAKALL
Luciano SHAK... Membro Senior Registrado
178 Mensagens 6 Curtidas
#4 Por Luciano SHAK...
26/08/2008 - 16:41
Pessoal, esse foi o tópico mais parecido com minha dúvida que eu achei.
Sei que para o autor, a questão ja foi resolvida, e nesse caso, se não for pertinente a reabertura do tópico,
peço a moderação que delete o post e "me notifique" com a atitude correta a tomar, ok?

CONECTAR O HD EXTERNO (USB) AO ROTEADOR

Bom, no caso é um HD USB externo (na verdade, é um HD em um Case, com fonte própria - não é alimentado pela USB),
e cujo tipo (IDE ou SATA) bem como a capacidade não posso precisar, pois ainda não comprei.

Desejo conectar esse HD ao Roteador D-Link DI-524 que, originalmente, não possui conexão USB (nem PRINT SERVER nem FILE SERVER).

Sei que existem opções de roteadores com essa função, como esse:
- http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=776
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79888395-roteador-wireless-d-link-108mbps-di-624s-c-2-usb-imprstora-_JM

Também existem HDs externos com possibilidade de serem ligados a meu roteador,
pelo fato de possuirem "placa de rede integrada" e saída RJ-45, como esse:
- http://www.netgear.com/Products/Storage/NetworkStorage/SC101.aspx
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79499764-storage-netgear-p-2-hds-c-placa-de-rede-seguranca-_JM

O fato é que não posso dispor dessa grana para aquisição de um desses aparelhos (pelo menos, não no momento).
Então gostaria de usar o roteador que já possuo, com um "HDzinho" que vou comprar.

Minha idéia, seria baseada nesse "STORAGE" (que posui placa de rede integrada),
e acoplar uma placa de rede ao HD, por exemplo: Um Case para HD externo com saída USB fêmea, como esse:
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79127254-case-para-hd-35-gaveta-externa-1ano-de-garantia-motoboysp-_JM .

Conectar nele uma placa de rede USB, como essa:
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77863143-placa-de-rede-usb-rj45-adaptador-usb-p-rj-45-pc-notebook-lan-_JM .

Dessa forma, eu conectaria o HD ao roteador através da porta Earthnet.
Lembrando que o Case do HD possui Fonte própria, ou seja: Alimentaria ele (o Case/HD) e a placa de rede.

Daria certo?

Alguém que disponha dos equipamentos e/ou trabalhe com tais equipamnetos poderia testar?

Ainda pensei em outra possibilidade, que seria um adaptador RJ-45 macho e USB fêmea, como esse:
- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79882235-frete-grat-usb-fem-rede-ethernet-10100-lan-network-rj-45-m-_JM
Que seria plugado diretamente ao roteador pela porta Earthnet, e o HD através de um cabo USB.

O que vocês acham?

Desde já agradeço.

VALEU!!!

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- HTPC Mini-ITX PlayHard, E350N-AMD, 32GB SSD, 2GB DDR3 / PLASMA E490 43” 3D / SOUNDBAR 2351
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#7 Por jqueiroz
26/08/2008 - 23:17
Não vou dizer que é impossível. Mas não dá pra fazer da forma que você está querendo.

O tal adaptador que você viu nada mais é que uma forma de você ligar um cabo de rede comum numa porta USB. Não tem como você fazer com que o aparelho que não tem USB leia os dados na unidade USB.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Luciano SHAKALL
178 Mensagens 6 Curtidas
#8 Por Luciano SHAK...
27/08/2008 - 01:43
jqueiroz disse:
Qual aparelho, o Roteador Di-524? Ou a "plaquinha de Rede" USB?

jqueiroz disse:
Qual seria a forma então, considerando o "Custo x Benefício" (lembrando que esse é o Roteador que eu tenho...)

jqueiroz disse:
Ele diz que é uma "Placa de Rede" mesmo, só que não do tipo PCI, e sim com conexão USB.
Será que é mesmo Só um "adaptador"? Dá pra ver um circuitozinho interno...

jqueiroz disse:
O "aparelho que não tem USB" que você fala seria, no caso, o Roteador? É isso que eu não entendo: Com dois PCs conectados ao roteador via "Cabo de Rede" (par trançado, conector RJ-45) e um Note conectado a esse mesmo roteador, só que via Wireless, eu consigo trocar arquivos entre os três. Se os arquivos de cada um dos três estão cada um em um HD, os três possuem placa de rede, e os arquivos "Viajam" via cabo "par trançado"; o HD externo com uma "Placa de Rede acoplada" não agiria como um 4º computador (em relação à troca de arquivos)?

O que será que aquele "STORAGE" tem de mais, fora um HD (no caso dele são 2), uma placa de rede e uma fonte de alimentação?
Não creio que ele tenha uma MB com um SO rodando lá....

Agradeço a ajuda isso_ai.png !

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- HTPC Mini-ITX PlayHard, E350N-AMD, 32GB SSD, 2GB DDR3 / PLASMA E490 43” 3D / SOUNDBAR 2351
jqueiroz
#9 Por jqueiroz
27/08/2008 - 01:54
Luciano SHAKALL disse:

O DI-524. Muito ruim.

Qual seria a forma então, considerando o "Custo x Benefício" (lembrando que esse é o Roteador que eu tenho...)
Com o DI-524, não tem como fazer. Não há benefício, pra comparar com custo.

[quote]Ele diz que é uma "Placa de Rede" mesmo, só que não do tipo PCI, e sim com conexão USB.
Será que é mesmo Só um "adaptador"? Dá pra ver um circuitozinho interno...

Sim, só um adaptador.

O "aparelho que não tem USB" que você fala seria, no caso, o Roteador? É isso que eu não entendo: Com dois PCs conectados ao roteador via "Cabo de Rede" (par trançado, conector RJ-45) e um Note conectado a esse mesmo roteador, só que via Wireless, eu consigo trocar arquivos entre os três. Se os arquivos de cada um dos três estão cada um em um HD, os três possuem placa de rede, e os arquivos "Viajam" via cabo "par trançado"; o HD externo com uma "Placa de Rede acoplada" não agiria como um 4º computador (em relação à troca de arquivos)?

Primeiro, esses computadores têm interface USB. Já faz parte do hardware deles. Segundo...

[quote]O que será que aquele "STORAGE" tem de mais, fora um HD (no caso dele são 2), uma placa de rede e uma fonte de alimentação?
Não creio que ele tenha uma MB com um SO rodando lá....

Agradeço a ajuda isso_ai.png !

[]'s[/QUOTE]

O que o Storage tem a mais? Simples: software. Software preparado para isso.
Conheça o Blog do Zekke
Luciano SHAKALL
178 Mensagens 6 Curtidas
#10 Por Luciano SHAK...
27/08/2008 - 02:09
Resumindo então....
Ou "puxa do bol$o" e "compra pronto", ou esqueça choramingando.gif ....
O jeito vai ser eu ficar levando o HD USB de lá pra cá mesmo....

Obrigado pelo esclarecimento!
Pelo menos eu não gastei pra testar (e "quebrar a cara") . . .

VALEU!!!

[]'s
Luciano SHAKALL
178 Mensagens 6 Curtidas
#12 Por Luciano SHAK...
27/08/2008 - 05:03
jqueiroz disse:
Desculpa a "gonorança", mas... você diz usar um PC rodando o BrazilFW (e com "várias" placas de rede)
EM SUBSTITUIÇÃO AO ROTEADOR, e plugar e tal HD USB nesse PC?

Caso seja isso, só seria "vantagem" caso fosse utilizado um micro "velho", não?
Mas os micros mais velhos (o BrazilFW roda até em 486) podem não reconhecer o tamanho do HD,
isso SE tiver porta USB (e se tiver, provavelmente será 1.0....)

Ou seria pra tirar o HD do "Case" e instalá-lo "diretamente", via porta IDE?

Não sei se entendi direito....

[]'s
laws
laws Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#13 Por laws
10/09/2008 - 19:27
Pessoal,
sou novo no fórum. Tenho um roteador Siemens gigaset se551. Ele possui uma porta USb para colocar HD e Impressora.
Bem, fiz meu cadastro no dyndns fiz toda configuração no roteador mas não consigo acessar o hd externo por fora da minha rede interna, ou seja pela internet. O roteador já vem configurado para utilizar o dyndns. Informo que este hd externo não tem número IP atribuído pelo roteador para redirecionar porta.
Ou seja, em tese, eu poderia acessar este hd pela internet sem precisar de um computador ficar ligado.
Estou pesquisando para achar a solução se alguém puder me ajudar?
Informo que sou um pouco leigo no assunto.
jqueiroz
#14 Por jqueiroz
10/09/2008 - 21:25
Olá Laws, seja bem-vindo ao fórum.

Estive vendo o manual desse aparelho.
http://gigaset.siemens.com/repository/1196/119639/Gigaset_SE551Full.pdf

Pelo que entendi, ele pode compartilhar arquivos de três formas: por Rede Windows, por HTTP e por FTP. A Rede Windows normalmente não pode ser acessada remotamente; nesse caso, você tem que configurar seu servidor para oferecer o acesso via HTTP ou FTP.
Conheça o Blog do Zekke
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal