Logo Hardware.com.br
Luccas Balmant
Luccas Balma... Novo Membro Registrado
13 Mensagens 1 Curtida

Só liga sem o processador

#1 Por Luccas Balma... 14/10/2021 - 15:00
Galera primeiramente boa tarde, tenho um problema bem específico numa placa e gostaria de saber se podem me ajudar, comprei uma placa que eu já sabia que estava com defeito, essa placa é da MSI modelo MS-7529, e o problema dela é que ligava porém não dava vídeo.
Fiz os testes de memória ram, processador, regravar a bios e etc...
E como nada tinha resolvido parti para as medições com o multímetro e o osciloscópio, tinha tensão nos mosfets de alta porém não tinha pulso com o osciloscópio.
Enfim resolvi testar outro processador novamente, porém nessa hora o PC não quis ligar mais, fiz reset de bios mode e nada, voltei o processador antigo e também não ligou. Fiz então a limpeza da placa com limpa contato e álcool isopropílico e depois disso o PC só ligava sem o pino de 12v, fiz a medição dos mosfets porém nenhum em curto então decidi fazer o teste sem o processador, mas com o pino de 12v conectado e ele ligou, porém estourou dois capacitores e depois estourou mais, retirei os com defeito e na linha também do que estava com defeito troquei por novos porém o mesmo deito continuou e ainda estourou mais um capacitor.
Defeito bem específico, nunca tinha visto algo assim, se alguém já passou por isso e poder me ajudar eu ficaria muito agradecido.
OBS: Fiz as medições das tensões da fonte e com a fonte está tudo normal.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#4 Por OP
14/10/2021 - 15:45
Luccas Balmant disse:

Não concordo! Veja que vc mesmo disse isso:
Luccas Balmant disse:

Eu jamais compraria uma placa que tivesse um defeito, a menos que fosse uma situação limite, como ser uma placa fora de linha para ressuscitar um computador antigo cuja placa queimou ou coisas do gênero.
Mas já que vc alega que pode ser para aprendizado, eu acredito, pelo sua descrição, que ela tem mais problemas do que simplesmente não dar vídeo pelo estouro dos capacitores.
Veja se vale a pena querer continuar testando ela pois vc pode acabar queimando seus outros componentes de hardware.

Eu tenho uma placa mãe aqui em casa que deu defeito, mas não vou arriscar meus outros componentes testando ela.
Eu estou só esperando eu ter um tempo livre para levar ela na Mobofix. Se tiver conserto eles arrumam. Se não tiver, já mando para a reciclagem.

Mobofix: https://www.mobofix.com.br/
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65K Mensagens 11.5K Curtidas
#5 Por PH
14/10/2021 - 15:45
Luccas Balmant disse:

Boa tarde!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você?

Quando fez a troca dos capacitores, deixou o multímetro fazendo medição dos mosfets para ver se alteraram muito. Testou as bobinas? Se estourou os capacitores tem curto na placa.
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Colossenses 2:8

25 anos de fórum!
Luccas Balmant
Luccas Balma... Novo Membro Registrado
13 Mensagens 1 Curtida
#6 Por Luccas Balma...
14/10/2021 - 15:55
PH disse:

Estava vendo aqui PH que pode ser fulga de tensão nos próprios capacitores, eu troquei 4 capacitores e deixei 3 na placa porque me pareciam estar bons, mas creio que era o melhor ter trocado todos de uma vez.
E as bobinas estão na resistência baixa como de normal.
Eu creio que o curto está ainda nessas bobinas que restaram, nos mosfets fiz as medições e tenho certeza que não é eles, mas a certeza que eu tenho é que é na área do VRM o curto.
Mas agradeço sua ajuda, sei muita coisa, mas quero cada vez aprender mais, e por isso vim aqui, nunca tinha pego esse problema.
PH
#7 Por PH
14/10/2021 - 16:03
Luccas Balmant disse:

Olha, já peguei placa-mãe com problema parecido, não valia a pena consertar principalmente se não sabe a origem da sobre carga que danificou os componentes. Nessas horas o esquema elétrico ajuda para poder seguir o caminho das tensões. Se troca todos os capacitores e mesmo assim continuam estourando, ai vai ter que ir voltando e procurando, até mesmo por trilha rompida,

Estamos sempre aprendendo!
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Colossenses 2:8

25 anos de fórum!
PH
#10 Por PH
14/10/2021 - 21:03
Luccas Balmant disse:

Boa noite!

Fico no aguardo!

Eu tenho umas 12 placas-mãe aqui com problemas pesados, algumas até comprei no ferro velho bem barato, para estudo de treinamento de soldas. Tem uma que coloquei para funcionar, troquei todo VRM e funciona perfeitamente.

25 anos de fórum!
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal