Logo Hardware.com.br
bur
bur Veterano Registrado
1.5K Mensagens 29 Curtidas

Modo de espera = pode guardar na mochila?

#1 Por bur 04/02/2009 - 08:29
Bom dia.

Tenho um Dell D520... mto bom por sinal. Sem reclamações.

A questão é sobre o modo de espera. A gente sabe que quando fechamos o notebook (baixamos a tela) ele entra em modo de espera. Quase um desligamento, a não ser por manter os dados na memória RAM para voltar como estava ao entrar em espera.

Como ele fica quase que "desligado", existe algum problema em guardá-lo na mochila e transportá-lo normalmente como se estivesse realmente desligado?

Conforme o google, li a respeito e dizem que não é recomendável porque se o HD executar qq atividade, pode danificar a máquina por causa da trepidação no transporte. Mas como o HD vai executar atividades em modo de espera? Até o cooler do processador pára, significa que a atividade do processador, penso eu, fica totalmente inativa, já que o note está em espera.

Li também que, a trepidação pode causar curtos pois existem leves "deformações" ao manusear e guardar o note na mochila ou transportá-lo. Essas deformações que me refiro é tipo quando vc segura com uma mão só um note widescreen bem no centro de gravidade, ou quando segura com uma mão só de um dos lados do note, o que eu particularmente não recomendo nem mesmo com ele desligado.

Enfim... Pelo menos comigo nunca aconteceu do note entrar em atividade estando com a tela abaixada (modo de espera). Existe algum problema real em guardar na mochila e transportá-lo?

[]´s
Luzemário
Luzemário Membro Junior Registrado
52 Mensagens 4 Curtidas
#2 Por Luzemário
04/02/2009 - 09:50
Flávio,

Já tive muito esse hábito de levar notebooks "ligados" dentro de mochilas. Apesar de prático, existem três problemas básicos:

- Aquecimento: nem tudo é desligado. A fonte sempre funciona, a fim de manter a alimentação de algumas áreas da PCB. Isso gera calor, mas por menor que seja, é bem concentrado pelo acolchoamento natural de mochilas para notebook. O aquecimento prolongado não é bom para o HD, nem para a bateria, que tem sua vida útil reduzida em temperaturas maiores;

- Vida útil da bateria: falando em vida útil da bateria, você terá que trocá-la prematuramente, pois está utilizando ciclos extras de carga e descarga sem necessidade. As baterias de Li-Ion não são projetadas para uma vida útil maior que três anos, mas pela maior quantidade de cargas e descargas mais profundas e maior temperatura ela vai durar muito menos;

- Possibilidade de mau funcionamento: quando é transportado, por mais que seja bem parafusado, o notebook sobre vibrações mínimas que aos poucos vão folgando as conexões, parafusos e suportes internos. Isso pode causar corrupção de dados ou falhas diversas se o equipamento estiver energizado quando esses mini-mau-contatos acontecerem. Por melhor que seja a mochila, isso é impossível de evitar, principalmente se você anda muito de carro.

Eu trabalhei muitos anos usando notebooks no veículo com boa mochila, mesmo assim tive que adotar o hábito de mandá-los uma vez por ano para a assistência para reaperto de parafusos. Em um deles, deu um mau contato na placa-mãe. No segundo note, soltou um parafuso, que saiu dando curtos pela placa afora. No terceiro note, um parafuso também soltou, mas aí eu abri o note em campo e reapertei antes que ele atingisse a pilha da memória CMOS. Você não imagina como tinha outros parafusos frouxos. No quarto caso, mais ou menos um ano depois, ainda no terceiro note, liguei e notei que o acesso ao HD estava lento. Pouco depois não dava boot. Em resumo, o parafuso do soquete do HD afrouxou. O HD estava mau encaixado e entendeu errado um comando para salvar um arquivo. Ele gravou o arquivo em cima da tabela de partições...

A solução para esse incômodo, que aprendi por experiência após perder dados por duas vezes, é usar a hibernação. O OS salva tudo num arquivo do tamanho da RAM e desliga de verdade. Quando você ligar, ele restaura tudo para a RAM de novo, e você está pronto. Apesar de demorar mais que o standby, demora menos que o sistema iniciar por completo. Vale a pena.
Por favor, não adicione reputação. Reputação não define o caráter ou a capacidade de ninguém. Se está feliz com o que escrevi, simplesmente escreva também, e ajude as outras pessoas. wink.png
-
Serviços de internet bons e baratos... rindo_ate_agora.png http://www.luzehost.com.br
Luzemário
52 Mensagens 4 Curtidas
#7 Por Luzemário
27/03/2009 - 14:18
asas.web disse:

O modo "Dormir" do Windows Vista é uma espécie de mistura do modo de espera com a Hibernação. Depois de muito tempo em espera, o micro passa para a hibernação em algumas situações. Alguns notebooks da Toshiba e outros fabricantes já disponibilizaram recurso semelhante à época do XP. Para usar o note em um desk, pode ser uma boa idéia, mas para user em mochila, ainda prefiro a hibernação de verdade.
Por favor, não adicione reputação. Reputação não define o caráter ou a capacidade de ninguém. Se está feliz com o que escrevi, simplesmente escreva também, e ajude as outras pessoas. wink.png
-
Serviços de internet bons e baratos... rindo_ate_agora.png http://www.luzehost.com.br
Otneba62
Otneba62 Cyber Highlander Registrado
16.6K Mensagens 2K Curtidas
#8 Por Otneba62
27/03/2009 - 14:32
De acordo com a minha experiência a indicação, por sinal bem completa, do amigo Luzemário é a mais indicada, mas também não deixa de trazer possíveis pequenos problemas. Um deles é o facto de a memória RAM voltar a ficar ocupada do mesmo modo que estava antes de hibernar, isto leva muitas vezes a perda no desempenho do portátil, mais susceptível de sofrer bloqueios em programas, etc.
Se não se tornar um hábito, não há grandes problemas, mas fazer da hibernação o método constante de "desligar" o portátil não é aconselhável.
Eu utilizava esse sistema, devido à rapidez com que o portátil iniciava, mas depois de alguns problemas, adoptei o hábito de desligar mesmo o computador, porque deste modo ao iniciar a memória só carrega os programas iniciais do SO.
Agora depende de cada um analisar e ver qual o método que melhor serve.
Guia de utilização: Novo Fórum.                   

Não respondemos a dúvidas técnicas através de mensagens
Matheusoc
Matheusoc Geek Registrado
5K Mensagens 12 Curtidas
#11 Por Matheusoc
29/03/2009 - 22:33
acho que o maior problema seria aquecimento, porque o processador e a memoria ficam ligados

nao custa nada hibernar, já que os segundos a mais que leva pra iniciar compensa pela economia de energia da bateria
Dell Inspiron 1525 Powered by Windows 7 Home Premium + Hackintosh Leopard 10.5.8
HTC DIamond Powered by BsB 6.5G Windows Mobile 6.5 + Titanium

Nada como uma assinatura nerd \o/
Luzemário
52 Mensagens 4 Curtidas
#14 Por Luzemário
01/04/2009 - 10:41
gcfrancoso disse:

Isso é porque você nunca dirigiu no interior do Maranhão em época de chuva... big_green.png
-
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal