Logo Hardware.com.br
demica
demica Novo Membro Registrado
53 Mensagens 3 Curtidas

Nobreak, filtro de linha ou estabilizador?

#1 Por demica 18/06/2021 - 01:04
Estou com uma dúvida sobre qual seria a melhor opção.

Tenho um pc com uma fonte de 650W. Utilizo a mais de um ano um estabilizador de 300 VA, porque era o que eu utilizava quando meu pc era bem fraquinho. Além do pc, ligo também um monitor, e as vezes um roteador e modem no estabilizador. Consigo utilizar normalmente, mas sinto que não estou protegendo meu pc da melhor forma, e fico com medo de queimar alguma componente (pois uma vez já queimou meu HD em uma queda de energia).

Entre Nobreak, filtro de linha ou estabilizador (outro, claro), qual seria a melhor escolha? E quantos VA irei precisar? Pretendo ligar o pc, monitor, roteador e modem.

Agradeço.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65.1K Mensagens 11.5K Curtidas
#2 Por PH
18/06/2021 - 07:10
demica disse:

Bom dia!

Tudo bem com você?
Primeiro de tudo, esquece estabilizador, ele atrapalha mais que ajuda. Também não deve confundir os três itens citados.

Estabilizador: Se propõem a estabilizar a energia que chega da rede elétrica.

Em relação ao estabilizador, leia esses tópicos:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC. | Comunidade do Hardware
Artigo: Por que não devo usar um estabilizador
Nobreak: Os baratos nada são que estabilizadores com baterias. Esses são usados para manter o computador ligado na falta de energia.
Filtro de linha: Os bons protegem contra surtos de energia, como os da Clamper.

Por gentileza, informe a sua configuração completa.

Resumindo, se não tem problema com queda de energia, um filtro de linha de boa qualidade vai te manter protegido, mas esquece esse estabilizador!
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Colossenses 2:8

25 anos de fórum!
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#3 Por TRONNER
18/06/2021 - 07:38
demica disse:

Nobreak de 1200kva seria a melhor sugestão, mesmo assim caso sua fonte tenha PFC ativo o custo desse aparelho é bem elevado para compatibilidade com ela, busque no site do fabricante mais informações sobre a fonte par ter certeza.
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
demica
demica Novo Membro Registrado
53 Mensagens 3 Curtidas
#4 Por demica
18/06/2021 - 17:27
PH disse:

Obrigada pela orientação.

Minha fonte é uma Gigabyte 650W 80 Plus Bronze, e pelo o que vi, ele tem PFC Ativo, e não encontrei nenhum nobreak (que não passasse de mil reais) que fosse compatível com ela. Onde moro não costuma ter muitas quedas de energia, mas ainda fico com medo que em uma dessas quedas, queime algum componente do meu PC. Mas vendo o filtro de linha da Clamper, ele está bem mais em conta que um nobreak. Então, acho que vou adquirir um.

TRONNER disse:

Sim, ela tem PFC ativo, o que complica ainda mais as coisas.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
65.1K Mensagens 11.5K Curtidas
#5 Por PH
18/06/2021 - 17:51
demica disse:

Boa tarde!

Um filtro de linha com DPS vai te proteger do surto de energia que pode acontecer quando a energia volta. Esses estabilizador que está usando é uma falsa proteção contra isso.

No breaks que possa usar com fontes com PFC ativo são caros ainda mais nos dias de hoje. Se o sue problema não é manter o computador ligado em caso de queda de energia, a melhor coisa a fazer é colocar um filtro de linha da Clamper, mas lembre-se que tem que ter aterramento para somar com a proteção.
Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Colossenses 2:8

25 anos de fórum!
Thibrun
Thibrun Super Zumbi Registrado
5.7K Mensagens 1.2K Curtidas
#6 Por Thibrun
18/06/2021 - 18:31
demica disse:

A queda de luz não vai trazer nenhum problema, além de que as fontes atuais suportam uma variação significativa de energia. Veja as especificações da sua fonte

O grande problema é o retorno da energia, que pode vir com picos que ultrapasse as especificações da sua fonte
Nesses caso, o ideal é um bom filtro de linha com proteção para surtos

Eu tenho, há alguns anos, um da Clamper, parecido com a imagem abaixo e nuca me deixou na mão
Imagem

Esqueça estabilizadores que não servem para nada. As fonte conseguem dar conta das variações que o estabilizador supostamente e corrigiria
No-break é caro é só vale a pena se a sua máquina for um servidor ou coisa parecida. Para usuário doméstico é dispensável

Se vc tem medo de perder seus dados, hoje em dia a grande maioria dos softs permite configurar o tempo para salvamentos automático. Configure um tempo baixo que as perdas, se ocorrerem serão mínimas.

Thibrun
Mudei, amadureci e me afastei de muita gente.
Alguns vão dizer que estou solitário.
Mas a verdade é que estou em paz.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal