Logo Hardware.com.br
ºBrunoº
ºBrunoº Membro Senior Registrado
293 Mensagens 0 Curtidas

Pasta Térmica na GPU!

#1 Por ºBrunoº 19/08/2014 - 23:26
Fala Galera!
Tenho a uns 3 anos uma XFX HD 6870, dizem que ela já é esquentada de fábrica, mas essa aqui chegou a incríveis 93ºC em carga total. Fiquei em pânico, abri e troquei a pasta termica. Montei, e fui ligar o PC. Funcionou de boa, apos uns 15 segundos o Fan dela começa a aumentar o ruído e vai aumentando... desliguei no botão mesmo. Alguém já presenciou isso ou saberia dizer o que fiz de errado? Coloquei pouco pasta ou apliquei errado?
Quem puder ajudar, agradeço.
Valeu!
Phenon II X2 545 3.0 GHz - Cooler Master Hyper 212 Plus - Asus M4A785TD-M EVO - 6GB DDR3 1333MHz Kingston Value - Seasonic SII12 430W - XFX Hadeon HD 6870 1GB DDR5 256Bits - Gabinete Cooler Master HAF 912 - Monitor LG FLATRON E2260 21,5 FULL HD
Garley
Garley Zumbi Registrado
6.9K Mensagens 216 Curtidas
#2 Por Garley
20/08/2014 - 10:05
O proprio catalyst pode controlar a velocidade do cooler conforme a gpu esquenta, quanto mais quente maior a velocidade.

Verifique se fixou corretamente o dissipador, se ele estiver mal colocado pode facilmente aumentar a temperatura mesmo sem jogo aberto.
Colorful Z390 Gaming | i7 9700K | WC 120mm Pcyes | GALAX RTX 3070 SG | 32 GB Crucial 3200mhz 2x16 | Corsair Force MP510 240GB 3.1Gb/s | SSD 960GB | SSD 2TB | HDD 2TB | CX750W | NZXT H500
faguirre
faguirre Super Zumbi Registrado
4.2K Mensagens 1.5K Curtidas
#3 Por faguirre
20/08/2014 - 10:32
1° erro, não é necessário realizar a troca da pasta térmica, a que vem de fábrica já é uma pasta de alta qualidade, e não há motivo nenhum para trocá-la durante o tempo de vida útil de uma placa dessas.

Verifique se a recolocação do dissipador foi bem feita, retire todo o pó acumulado nos dissipadores e nsa entradas e saídas de ar do gabinete, internamente os cabos estão bem organizados?
TRONNER
TRONNER Cyber Highlander Registrado
32.2K Mensagens 7.3K Curtidas
#4 Por TRONNER
20/08/2014 - 11:14
faguirre disse:

Quando desmontei a minha por conta do cooler travado/pifado, desmontei-a por completo removendo até o espelho.
- no espelho usei bombril com sabonete para dar uma lustrada,
- no cooler apliquei uma pequena dose de óleo singer,
- na placa comprei um pincel relativamente largo com cerdas macias e literalmente esfreguei em toda a placa removendo praticamente todo o acúmulo de poeira que ela tinha.
- a pasta precisou ser trocada mesmo porém dediquei um bom tempo removendo a anterior para não causar algum problema pela diferença delas.
-- aplico este pincel também em outras placas deixando elas praticamente novas sem danificar nenhum componente veja.pngfeliz.png
cool.png**Quando pensar ser um Golias, cuidado para não encontrar algum Davi**
veja.png Conheça os Poderosos e Gratuitos [ Iperius Backup ] e [ Iperius Remote ]
veja.png Todo dia um software novo e grátis [ clicando aqui ]
boa.gif Faça valer a sua voz com o Mudamos+ { https://www.mudamos.org }
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#5 Por OP
20/08/2014 - 11:18
faguirre disse:

Exato. E a prova de que isso é desnecessário e até prejudicial é que não adiantou nada. Problema de temperatura só se resolve mantendo tudo limpo e o gabinete bem refrigerado. Se nem assim diminuir a temperatura, ou seu gabinete é mal ventilado (pequeno) ou sua placa tem problema.

Mas de tudo isso, o que menos importa é a pasta térmica. Infelizmente vc caiu no conto do vigário pois fez algo desnecessário e ainda por cima jogou fora uma pasta térmica muito melhor do que a que vc colocou no lugar. Trocou 6 por 3.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
ºBrunoº
293 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por ºBrunoº
20/08/2014 - 11:44
Garley disse:

Ai que está, nem da tempo do PC iniciar.

faguirre disse:

Esta montada como foi aberta, sem sobra de parafusos ou algo do tipo. A pasta estava seca, e pelo visto, não só na GPU, mas nas proximidades também. Ela não terá uma vida útil muito grande, visto que já chegou perto dos 93ºC algumas vezes, não muito a perder, quanto a isso.Não ia deixar a pasta seca, mesmo que de fábrica. Se o que você dizer ser verdade, não há razão para abrir ela, mesmo que o Fan esteja muito sujo.
Sobre a organização, não tenho muito o que fazer. Os cabos da fonte são pequenos e ela não é modular. Eu fiz a ****** de comprar esse modelo sem pesquisar as temperaturas, poderia ter pego outro que tivesse um sistema de refrigeração melhor. Em Idle estava nas normal, mas na jogatina chegava nessas temperaturas absurdas.

OP disse:

Quando for aplicar novamente a pasta, vou aplicar até no Fan dela para ficar bonitinha punk.gifTem algo que é estranho. Quando comprei ela, não esquentava tanto quanto antes de eu abrir ela.

Alguém ai recomenda alguma pasta que seja boa?
Phenon II X2 545 3.0 GHz - Cooler Master Hyper 212 Plus - Asus M4A785TD-M EVO - 6GB DDR3 1333MHz Kingston Value - Seasonic SII12 430W - XFX Hadeon HD 6870 1GB DDR5 256Bits - Gabinete Cooler Master HAF 912 - Monitor LG FLATRON E2260 21,5 FULL HD
OP
#7 Por OP
20/08/2014 - 11:49
A pasta não estava seca! Ela é seca para não escorrer do cooler antes de ser aplicada!!! Te enganaram nessa. Se alguém usasse uma pasta viscosa com a Artic Silver ela escorreria do cooler antes de ser colocada. Deu para entender porque ela parece seca, mas na verdade não é seca?

Tem mais. Essa pasta que vc jogou fora é 99% a base de prata, da Dow Corning, e bateu em reviews todas essas pastas que as pessoas adoram trocar, como a Artic Silver, que não passa de uma pasta mediana. No fundo vc jogou fora uma pasta melhor, que dura mais tempo, para colocar uma pior. E gastou dinheiro nisso.

Daqui a 5 anos, quando precisar trocar essa ai que vc colocou, pode colocar qualquer uma. Basta observar os prazos de validade que eu postei acima. E aqui segue mais uma dica. A diferença de temperatura em reviews entre a melhor e a pior pasta térmica que existe mal passa de 3ºC. Então, tanto faz a que vc vai usar. A diferença mesmo é na durabilidade, que vai de 3 anos a mais de 8 anos dependendo da pasta que vc usar.

FUI...
ºBrunoº
293 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por ºBrunoº
20/08/2014 - 13:14
OP disse:

Vou aplicar essa nova pasta e quero fazer o comparativo, para ver se as temperaturas vão aumentar ou não. Como ela deve ser aplicada?
OP
#9 Por OP
20/08/2014 - 13:18
Comparativo com o que? Vc tem que resolver seu problema. Não é a troca de pasta que vai fazer isso. Se preocupe primeiro com o que os colegas disseram lá em cima: limpeza do cooler e deixar o gabinete bem ventilado. Quanto a pasta, aplique a camada mais fina que puder e basta. E use qualquer uma.

FUI...
ºBrunoº
293 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por ºBrunoº
21/08/2014 - 18:08
OP disse:

Não há o que fazer com o gabinete, se é essa a solução, pode esquecer.
Haverá diferença sim na troca da pasta. E me explica uma coisa: Se era para não remover a pasta de fabrica, como iria ter contato novamente entre a GPU e o Dissipador com a pasta velha?
OP
#12 Por OP
23/09/2014 - 14:57
ºBrunoº disse:

A troca da pasta térmica so deve ser feita em dois momentos:
1) ao se remover o dissipador ou cooler, caso o tempo de cura tenha passado;
2) No fim da vida útil dela, que varia de 3 anos para pastas de silicone até mais de 12 anos para pastas premium.
Como vc removeu o dissipador está OK. Tinha que trocar mesmo. O que eu disse é que abaixar temperatura não é função da pasta térmica. Ele é condutora e não dissipadora de temperatura. Tenha em mente que o que resfria qualquer coisa é o cooler/dissipador e a circulação interna de ar no interior do gabinete.

Pasta térmica não opera nenhum tipo de milagre e como ela tem condutividade de calor muito pior que um contato metal/metal, se as superfícies fossem perfeitamente polidas a pasta térmica seria dispensável.

LucasSaqua disse:

Ele disse isso tudo no primeiro post.

FUI...
OP
#14 Por OP
23/09/2014 - 15:40
LucasSaqua disse:

É apenas uma questão de deduzir. Ele tem uma placa a três anos e ela chegou agora (quando ele criou o tópico) a uma temperatura que ele considerou alta a ponto de querer reduzir a temperatura. Veja lá também que a placa sempre foi esquentada, como ele mesmo diz.

Ai que eu aproveitei para dizer que trocar pasta térmica não reduz temperatura de nada. E a pasta original ainda duraria numa boa mais uns dois anos sem perder suas propriedades de condutividade, isso porque a pasta original é excelente e muito melhor que essas Artic Silver da vida que o pessoal adora por ai.

FUI...
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal