Logo Hardware.com.br
Dark Nando
Dark Nando Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

PC fica 5 segundos ligado e desliga

#1 Por Dark Nando 16/06/2009 - 13:17
Galera, to com um problema no meu PC aqui, to achando que minha mobo foi pro saco.
Quarta feira passada eu viajei e meu pc tava funcionando perfeitamente. Cheguei ontem e meu pai me disse que tinha dado problema no meu PC, que ele não tava ligando mais. Ele tá ligando, liga normalmente por 5 segundos e desarma sem dar nenhum apito.

Alguém tem idéia do que que pode ser isso? Uma coisa que eu vi é que quando liga tudo funciona normalmente, menos o cooler da minha VGA que não tá girando.

Peguei uma VGA antiga minha aqui pra testar (GeForce 6800GS) e o cooler gira normalmente, porém o pc desarma do mesmo jeito apos 5 segundos. Tentei ligar sem VGA e o problema continua.

Primeira coisa que pensei foi que podia ser problema com minha fonte, mas eu peguei outra fonte minha antiga aqui par testar (Seventeam 420w - testei com ela sem nenhuma vga ligada) e deu o mesmo problema, pc desligando após 5 segundos.

Não resta muita coisa pra olhar né, então to achando que é problema ou no processador ou na mobo, já que ambos são velhos.

Alguém consegue me dar uma luz aí?

Minha config:

Athlon X2 3800+ AM2
Mobo M2N-e
Fonte Satellite 600W SL-8600eps
HD4850 PowerColor Play!
Memória Corsair XMS2 2gb 800mhz + memória Kingston 1gb 800mhz
HD Samsung Sata2 420GB
Whitemaster
Whitemaster Membro Senior Registrado
267 Mensagens 2 Curtidas
#4 Por Whitemaster
16/06/2009 - 14:06
Tente fazer teste com outro processador....
Esses dias aconteceu algo paredido comigo e era o processador que tinha ido pro espaço.... A princípio, achei que era vga, mas não era. Depois placa mãe, fiz um monte de testes e acabei detonando-a. Então troquei a placa (gastei dinheiro), e no fim das contas era o processador. Era um X2 4200+ frown.png
NB: HP DV7-4285DX
PC: ASRock N68-S UCC / AthlonX2 5200+ / 2x2 GB DDR2 OCZ Gold 800 / GF9600GT ECS 512MB DDR3 256Bits / 80GB e 500GB Seagate SataII + 300GB IDE Seagate / LG GH22N550 / LCD 17" Samsung 740N / LCD 32" LG30R / Thermaltake PurePower 600W / XBlade Satellite / TP-LINK ADSL2+ TD-W8901G
H_TM
H_TM Zumbi Registrado
4.5K Mensagens 547 Curtidas
#6 Por H_TM
16/06/2009 - 16:33
Pode ser vários problemas: Fonte baixa, super-aquecimento no processador, algum curto ( capacitor estourado, etc )...

A primeira coisa que eu recomendaria seria passar o Everest Ultimate Edition pra ver se as temperaturas do processador estão normais.

T Mais.
Um abraço!
Jesus está voltando para levar aqueles que o aceitaram e procuram andar em seus caminhos. Que todos estejam preparados em sua vinda ....Como está sua vida? ...Está preparado?
Olavo França
Olavo França General de Pijama Registrado
2.9K Mensagens 590 Curtidas
#7 Por Olavo França
17/06/2009 - 16:53
Boa tarde galera....
Dark Nando, parece besteira, mas tente ver se o botão power do gabinete não está enganchando.
Espero ter ajudado.
Mobo Gigabyte B660M DS3H DDR4 - CPU Core i7 - 12700F 2.1 GHz - RAM 2x8GB + 2x16GB = 48GB 3200MHz DDR4 -
Corsair CX650M - 650 Watts -  GTX 1660 Super OC 6GB GDDR6
, SSD Sata de 500GB, NVMe de 1TB e HD de 2TB - Windows 11 Pro - 64 bits.
Não acreditar em Deus, é duvidar da própria existência de tudo....bom_trabalho.gifi
mshonorato
mshonorato General de Pijama Registrado
3.8K Mensagens 156 Curtidas
#10 Por mshonorato
17/06/2009 - 17:28
Exatamente, tente ver se o cooler do processador está trabalhando normalmente...

Se o problema não for o cooler, desligue tudo... HD, etc...

Deixe só a placa mae, processador, memoria, cooler e fonte ligados e teste...

Se der pau, limpe a memória e procure encaixá-la direito...

Limpe também a parte interna do computador com um aspirador de pó...

Poste o resultado aqui...

falows
Marcos Honorato
Debian Bullseye
kubuntu 22.04.2 LTS
H_TM
H_TM Zumbi Registrado
4.5K Mensagens 547 Curtidas
#11 Por H_TM
17/06/2009 - 17:56
mshonorato disse:
Além de passar o Everest como eu sugerir acima, faça como o amigo mshonorato sugeriu e poste os resultados.

A princípio você pode usar as dicas dos amigos:

LipeS.I. - Verificar as memórias
fenix1br - Experimente desligar o painel, tente ligar direto com uma chave...
Olavo França - tente ver se o botão power do gabinete não está enganchando.
inforthiago - Veja se é problema de ventoinha parada

Depois fazer as outras sugestões dos amigos:

Whitemaster - Tentar fazer teste com outro processador.... Ou trocar pasta térmica
Eddye - trocar a pasta termica e certificando de que esteja bem encaixado

T Mais.
Um abraço!
Jesus está voltando para levar aqueles que o aceitaram e procuram andar em seus caminhos. Que todos estejam preparados em sua vinda ....Como está sua vida? ...Está preparado?
ishrael
ishrael Novo Membro Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#12 Por ishrael
23/08/2013 - 11:53
Bom dia, desculpe o atraso, mas vou deixar algumas explanações para alguém que esteja com o mesmo problema, falo por mim que é muito difícil achar fóruns com informações consistentes sobre esse tipo de defeito.

Pra começar evite trocar periféricos dispensáveis (Placa de vídeo, de rede etc.), prefira apenas desconecta-los, um defeito na placa mãe pode, por exemplo, queimar sua placa de vídeo. Em último caso faça a substituição de componentes (Fonte, memória, processador e placa mãe, respectivamente)No teu caso, o PC nem bipa ("desarma sem dar nenhum apito") isso já elimina uma porção de possibilidades, superaquecimento é uma delas, pode até ser consequência de superaquecimento, mas aí é tarde demais pra trocar a pasta térmica, teoricamente o processador já queimou. Outra possibilidade que eliminamos é a de defeito na memória, esse defeito resultaria em vários bips ao invés de nenhum. Para alguns insistentes o problema poderia ser cooler do processador, isso se encaixa ao que eu falei sobre pasta térmica, mas também nem é o teu caso pois já citou que "tudo funciona normalmente, menos o cooler da minha VGA que não tá girando" (isto deve ter passado despercebido para alguns).

É bastante óbvio, que se o PC não inicializa a Bios, também não inicializa o windows, e o Everest não costuma funcionar em PC's que não ligam kkk
Caso chegasse a bipar e entrar na Bios, seria mais prático verificar a temperatura pelo próprio Setup da Bios, geralmente em "Hardware Monitor" onde também costumam estar os valores de saída da fonte: 12v, 5v e 3v (Dica: cada Bios indica de uma maneira, mas normalmente mostra em vermelho o valor que estiver muito acima ou muito abaixo do ideal, aí é recomendado a substituição imediata da fonte).

Mas voltando ao problema do tópico, pode realmente ser o botão do power, se não tiver experiência nenhuma com hardware, veja se o botão está emperrado (como já foi dito), se tiver um mínimo de experiência, desconecte o botão "power" da mobo e substitua pelo "reset" (deixe o lugar original do reset vazio), ou de o curto com a chave, mas com muito cuidado (somente se souber exatamente aonde dar o curto, 'não saia dando curto em todos os conectores, movido pelo desespero, que só vai piorar as coisas').

Se ainda estiver na dúvida de que pode ser memória, ligue o pc sem memória (apenas mobo, processador e fonte), se não bipar esqueça. Não sendo fonte ou conector do power, e estando tudo conectado corretamente, resta a lendária dúvida entre Placa mãe e processador, infelizmente não tenho conhecimento de uma maneira de descobrir qual dos dois está com defeito, que não seja por substituição, e isso só acontece se tiver mobo e processador compatível e funcionando (cuidado: alguns defeitos da Placa mãe queimam o processador, assim se substituir o processador por um bom, vai queimar este também, apesar de não ser tão comum, o medo de que isto ocorra aterroriza a maioria dos técnicos, e é por isso que o processador de teste é sempre o pior processador disponível).

Um abraço a todos, boa sorte com seus PC's.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal