Jose Monteir...
General de Pijama
135 Curtidas
Movido da sala "Outros Assuntos..."
A sequência que eu uso para configurar o postgres após a instalação é:
1 - Logar como usuário "postgres" e criar um usuário para o banco de dados (createuser -P diogo 'minhasenha', por exemplo).
2 - Alterar o arquivo pg_hba.conf e acrescentar uma entrada na linha de usuários autorizados. Para conexões locais sempre deixo "trust" no final da linha.
3 - Alterar o arquivo postgresql.conf na linha listen_adresses (listen_adresses = "*", por exemplo para escutar qualquer ip)
Reveja estes dois arquivos. Se você os tinha configurado e instalou nova versão do postgres, outros arquivos foram criados. Só não entendi a mensagem sobre o usuário (role) postgres não ter permissão para logar. Isto indica que o servidor estava rodando mas o próprio administrador não tinha permissão para usar o serviço.
Existem 10 tipos de pessoas: aquelas que entendem binário e aquelas que não entendem.
diogo_ial
Novo Membro
0 Curtidas
Eu também sempre instalo usando essa sequencia:
1 - Crio os usuarios (uso 3, postgres (padrao), autosystem e distro)
2 - Configuro o pg_hba e o postgresql.conf
O problema é que eu perdi o acesso ate mesmo com o super usuario do banco... quando eu configuro o pg_hba como md5 o banco inicia, mas pede uma senha, digito a senha que usei para instalar o banco e me da falha de login... entao tentei configurar no pg_hba como trust para nao pedir mais a senha... só que como trust o banco nao inicia, aí da a mensagem que o usuario postgres nao tem permissao para logar...
Vou colocar o log aqui pra ficar mais claro...
2010-02-25 09:30:51 BRT LOG: database system was shut down at 2010-02-25 09:30:15 BRT
2010-02-25 09:30:51 BRT LOG: database system is ready to accept connections
2010-02-25 09:30:51 BRT LOG: autovacuum launcher started
2010-02-25 09:30:51 BRT LOG: loaded library "$libdir/plugins/plugin_debugger.dll"
2010-02-25 09:30:51 BRT FATAL: role "postgres" is not permitted to log in
2010-02-25 09:30:52 BRT LOG: loaded library "$libdir/plugins/plugin_debugger.dll"
2010-02-25 09:30:52 BRT FATAL: role "postgres" is not permitted to log in
2010-02-25 09:30:53 BRT LOG: loaded library "$libdir/plugins/plugin_debugger.dll"
2010-02-25 09:30:53 BRT FATAL: role "postgres" is not permitted to log in
2010-02-25 09:30:54 BRT LOG: loaded library "$libdir/plugins/plugin_debugger.dll"
2010-02-25 09:30:54 BRT FATAL: role "postgres" is not permitted to log in
Jose Monteir...
General de Pijama
135 Curtidas
Como está o arquivo pg_hba? As linhas seguintes permitem o acesso pelo "role" postgres localmente (2a. linha) e também remotamente através de máquina com ip 192.168.0.5 (3a. linha):
# IPv4 local connections:
host all all 127.0.0.1/32 trust
host all postgres 192.168.0.5/24 trust
A ausência da primeira linha preveniria login do "role" postgres localmente, o que explicaria a mensagem de erro.
Existem 10 tipos de pessoas: aquelas que entendem binário e aquelas que não entendem.
diogo_ial
Novo Membro
0 Curtidas
Ta configurado assim:
# IPv4 local connections:
host all all 127.0.0.1/32 trust
host all postgres 0/0 trust
Eu to achando que corrompeu o pg_shadow ou alguma coisa assim...
Jose Monteir...
General de Pijama
135 Curtidas
Não sei o tamanho de seu banco de dados, mas eu então agiria no "modo ignorância":
1 - Abrir um terminal de comando e logar como usuário postgres: su postgres
2 - Criar uma cópia de segurança do banco de dados: pg_dump NomeBancoDados > NomeBancoDados.bck
3 - Após ter feito backup de todos os bancos, desinstalar o Postgresql usando a ferramenta da distro (rpm, apt-get, etc).
4 - Reinstalar o Postgresl e recuperar os bancos de dados com: psql NomeBancoDados < NomeBancoDados.bck
diogo_ial
Novo Membro
0 Curtidas
Entao, eu ja tentei tirar dump também... mas como nao tenho acesso com nenhum dos usuarios do banco nao tem como... a unica chance seria conseguir reconfigurar esses acessos ao banco, mas creio q nao tenha como, ja pesquisei tudo que se pode imaginar...
Desisto desse banco...
Muito obrigado pela atencao cara... valeu mesmo...