Logo Hardware.com.br
R-TECH INFO
R-TECH INFO Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Como criar rede e compartilhar pasta entre PCs em redes e locais distintos através da internet

#1 Por R-TECH INFO 15/06/2019 - 03:02
Ola pessoal!

Tenho um cliente que tem duas lojas em municípios distintos e ele gostaria de criar uma pasta compartilhada entre as maquinas das duas empresas. To apanhando pra configurar FTP e acessar externamente pela internet, eu tenho um NAS antigo da D-Link o DNS-320L e também não consegui compartilhar a pasta para outros computadores acessar externamente pela internet. Sendo assim fica a duvida de qual seria a melhor solução atualmente para o problema do meu cliente. Se devo continuar tentando configurar FTP ou o NAS faz e eu que não estou sabendo fazer ou sera que já existe aplicativo ou software especifico pro meu caso.

Desde já agradeço a atenção!
andremachado
andremachado Super Zumbi Registrado
3.4K Mensagens 2K Curtidas
#3 Por andremachado
15/06/2019 - 12:37
FTP é totalmente inseguro hoje em dia. O recomendado, nesse caso, seria SFTP, que vem com o SSH e já é seguro por padrão.

Outras alternativas seriam utilizar uma VPN entre a matriz e a filial, ou como sugerido, contratar algum serviço de disco virtual, que é bem mais simples de configurar, não obstante o sigilo dos dados da empresa

Mas o que você precisa, nesse caso, é que o servidor que hospeda seu FTP tenha um IP fixo (ou um serviço de DNS dinâmico, como No-ip) e as portas 20 e 21 liberadas.
56 6F 63 EA 20 E9 20 6D 75 69 74 6F 20 63 75 72 69 6F 73 6F 2E 2E 2E
----------------------------------------
Acer Aspire E5-471-30DG (Casa)
Samsung Book 550XDA-K07 (Trabalho)
marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.4K Mensagens 1.9K Curtidas
#4 Por marcelobrrj
17/06/2019 - 10:46
o disco virtual e mais interessante porque funciona como backup também
voce pode usar ate mais de um para obter a quantidade de espaço que precisa pagado o mínimo ou pagando nada smile.png
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  - SAÚDE SORTE E MUITO DINHEIROwink.png

ovudo
ovudo Super Participante Registrado
587 Mensagens 33 Curtidas
#6 Por ovudo
12/07/2019 - 11:51
o software FileZilla Server é simples de configurar, e já tem opções de SFTP.
tem muito manual no youtube como configura-lo.

acho que o problema maior seu é liberar no roteador.
faça assim, tente configurar o FileZilla e teste somente na rede local.
Se der tudo certo ai vamos te ajudar aqui a liberar as portas pra acesso externo, OK?

ps: Dependendo da quantidade de arquivos a compartilhar o melhor é usar GoogleDrive, OneDrive, Mega.nz (todos faça sempre cópias de segurança)
o meu metodo preferido é sempre usar VPN, pois são seguras (mas algumas são difíceis de configurar)
.........................................................................
Debian
Windows 7 Professional X64
Windows Server 2008 R2 Enterprise X64
marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.4K Mensagens 1.9K Curtidas
#7 Por marcelobrrj
17/07/2019 - 08:23
a vantagem do GoogleDrive, OneDrive ou Mega.nz e que desta forma mesmo que aja uma pane em um dos locais voce tem um backup online
+ estes serviços podem ser expandidos pagando um valor adicional ou utilizando + de uma conta
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  - SAÚDE SORTE E MUITO DINHEIROwink.png

andremachado
andremachado Super Zumbi Registrado
3.4K Mensagens 2K Curtidas
#9 Por andremachado
20/07/2019 - 11:27
marcelobrrj disse:

Stefano Siqueira disse:

É impressionante como essa geração mais atual de "técnicos" parte direto para a solução mais "simples" (disco virtual/nuvem) sem ao menos se esforçar em entender como montar uma VPN ou um servidor de FTP/SFTP. Muito conhecimento está sendo perdido.

É claro que utilizar um serviço como Google Drive/OneDrive/Mega.nz é muito mais simples e fácil do que montar um servidor ou uma VPN, mas quem sugere isso esquece ou não sabe de um pequeno detalhe: esses servidores estão localizados fisicamente fora do Brasil, geralmente nos EUA. Portanto, os dados da empresa ficam sujeitos a uma jurisdição e a uma legislação estrangeira. Pior ainda, governos, agências (como NSA) e até grandes corporações podem, em teoria, acessar os dados sigilosos da empresa, praticar espionagem industrial ou empresarial, e o "empreendedor BR" nunca ficar sabendo. Isso sem contar os demais grupos de hackers criminosos, que praticamente toda a semana estão encontrando falhas e vazando informações desses serviços.
56 6F 63 EA 20 E9 20 6D 75 69 74 6F 20 63 75 72 69 6F 73 6F 2E 2E 2E
----------------------------------------
Acer Aspire E5-471-30DG (Casa)
Samsung Book 550XDA-K07 (Trabalho)
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal