Logo Hardware.com.br
Lupino
Lupino Super Participante Registrado
515 Mensagens 8 Curtidas

Retirar solda. Preciso de algumas dicas.

#1 Por Lupino 11/07/2006 - 11:19
Seguinte pessoal, fui cometer a loucura de mexer com solda sem ter muita experiencia. Estava "liberando as regiões" do Nintendo Game Cube do meu sobrinho com o chip XenoGC. Soldei os pontos que pedia e funcionou blz por uma semana. O Problema é que parou de funcionar e pelo que pesquisei na net é o chip mal instalado. Vejam abaixo como fica a instalação:

install8hb.th.gif

Tenho medo de utilizar um soprador, pois não sei se vai danificar os outros componentes.
Já comprei um sugador de solda melhor e não consigo tirar o chip (tá quase me saindo mais caro o molho do que o peixe), gostaria de dicas de como posso proceder.

Obrigado.
cheetos
cheetos Geek Registrado
3.6K Mensagens 12 Curtidas
#2 Por cheetos
11/07/2006 - 12:36
Vc pode aquecer a solda de longe com o soprador... por que mesmo que vc não vá retirar o componente somente com o ar do soprador fica muito mais facil retirar soldas com elas todas quentes... minha dica é: Esquente a solda com o soprador na distancia de uns 10CM por uns 10 segundos... depois encoste o ferro e sogue com o sugador... ainda existem outros meios mas meio complicadinhos!
e5200 @ 3.8Ghz - 8GB - Firepro 5800 - P5B-Deluxe Wi-fi

Claudio Hideki
Claudio Hide... Cyber Highlander Registrado
41.6K Mensagens 297 Curtidas
#3 Por Claudio Hide...
11/07/2006 - 19:36
Nesse caso, como as soldas serão feitas nos pontos vermelhos, você NÃO pode usar um soprador térmico, primeiro porquê você não tem experiência, e segundo porquê o sporador térmico serve também para remover o CI, ou seja, se você usar o soprador térmico, vai danificar os pinos do CI da plaquinha azul.

O melhor kit é: um ferro de solda ponta FINA, 20 watts máximos, uma boa lente de aumento (ou um kit com lente de aumento e prendedores de placa) e solda, além de um transformador isolador.
Deve ter uma BOA experiência em solda SMD, eu faço troca de micro processadores, e2proms e vira e mexe vem uma trilha junto...
.
.
.
EU NÃO RESPONDO DÚVIDAS TÉCNICAS POR MP!!!!!
Gharom
Gharom Veterano Registrado
1.4K Mensagens 1 Curtida
#4 Por Gharom
11/07/2006 - 19:52
Como vc mesmo disse...

Lupino
tá quase me saindo mais caro o molho do que o peixe

Acho que tá na hora de levar pra um bom técnico, senão vc corre o risco de perder ainda mais $$$...

Eu já tive algumas experiências frustrantes com solda e acho que mesmo que a galera te ajude dando dicas vc não vai conseguir resolver sozinho...
mesmo que tivesse alguém do seu lado ensinando seria difícil...

O que vc acha??

PentiumD 3.0GHz # Asus P5LP-LE # 4 x 1 Gb Patriot # Radeon x600 # 300 GB SATA # DVD-RW + DVD-ROM # TV/FM # HPvs19"
ffugita
ffugita Zerinho Registrado
10K Mensagens 221 Curtidas
#5 Por ffugita
11/07/2006 - 20:07
Um sulgador de solda, malha dessoldadora e afins servem pra resolver o problema...
..porém, recomendo verificar se as soldas estão ok, sem soldas frias, e se o trimpot do ajuste laser está OK. Alguns GC podem precisar de um pequeno ajuste para funcionamento correto de jogos piratas.

Cuidado que besteiras podem danificar a placa por completo ou queimar o leitor laser. Se não sabe o que está fazendo , recomendo levar o videogame a um técnico de confiança.
Procurando algo mais descontraido?
http://www.bebuns.com.br comemorando.gif
afffffff
afffffff Membro Senior Registrado
283 Mensagens 0 Curtidas
#6 Por afffffff
12/07/2006 - 07:50
sobre solda eu tb sou iniciante, mas sobre o xenogc, aqui tb ficou assim, o tecnico fez as soldas muito fracas(solda fria), ai meu amigo reforçou um pouco e colocou fita isolante pressionando o chip contra a placa e ta funcionando assim, fique atento tb ao q o ffugita falou sobre o trimpot to laser, mais info aqui:
http://www.wiibr.com/forum2/showthread.php?t=3
Powered by:
[XP1500+]-[M811]-[768mb]-[40gb+6gb]-[250gb externo]-[st-420 bkv]-[LG L173SA]-[Debian Lenny]
[Linux User#426094]
Gharom
Gharom Veterano Registrado
1.4K Mensagens 1 Curtida
#9 Por Gharom
12/07/2006 - 12:54
Pois é, o Hideki resolve... até pq se ele fizer c***** vc posta aqui xingando ele!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Desculpe fugir do tópico.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ainda acho que tá na hora de levar prum técnico esperiente... de repente pode até ser o Hideki mesmo... o cara entende dessa seara!!!

PentiumD 3.0GHz # Asus P5LP-LE # 4 x 1 Gb Patriot # Radeon x600 # 300 GB SATA # DVD-RW + DVD-ROM # TV/FM # HPvs19"
Lupino
Lupino Super Participante Registrado
515 Mensagens 8 Curtidas
#10 Por Lupino
12/07/2006 - 16:52
Então, jogos originais continua rodando beleza e os da região de tawan rodaram por uma semana sem problemas, portanto o leitor tá zero bala. O modelo é o DOL-101 que pelo que pesquisei tem um leitor mais robusto.

Mas vou mandar para um técnico mesmo... Obrigado pela ajuda pessoal!

Fora o Hideki que não é daqui, alguém conheçe um bom técnico aqui em Curitiba?
littlecarlos
littlecarlos Geek Registrado
1.6K Mensagens 479 Curtidas
#11 Por littlecarlos
12/07/2006 - 21:38
Lupino
Então, jogos originais continua rodando beleza e os da região de tawan rodaram por uma semana sem problemas, portanto...

Se vc mudar de idéia e resolver arriscar retirar o chip procure em casa de eletronica o Kit Salva SMD...aki no RJ custa menos de 5 reais. Traz os componentes (menos o ferro de solda, é claro) e as instruções e funciona blz,
primeiro vc treina em um circuito de sucata, mas o ideal é ter muita experiencia em solda para mexer com esse tipo de circuito. Mexo com eletronica faz muito tempo e nesse caso nunca tento usar o sugador de solda (este que vc comprime e age por pressão da mola) pq sempre esbarra em alguma coisa e o estrago é perda total. No caso desse chip que aparece na foto para vc melhorar a soldagem que já começou vc espalha um liquido que acompanha o kit e vai passando o ferro por cima dos terminais...fica um serviço limpinho.
afffffff
afffffff Membro Senior Registrado
283 Mensagens 0 Curtidas
#12 Por afffffff
13/07/2006 - 09:17
Lupino
Então, jogos originais continua rodando beleza e os da região de tawan rodaram por uma semana sem problemas, portanto...

vc tem q reparar se a luz verde acende pela parte do cooler, pois o leitor do gamecube é bem chato com midias piratas, nao é qualquer midia q funciona, e muitas funcionam 1 ou 2 vezes e param logo depois...
as vezes seu chip ta bem e vc nao sabe, a ideia de baixar a resistencia do leitor é justamente para ler os jogos copiados, os originais sempre funcionam ( pelo menos aqui foi assim )