Vai ser complicado explicar mas vamo lá:
Comprei 2 pentes de memória ram ddr4 8gb 3200mhz cl16, fui testar os dois juntos fazendo dualchannel mas o PC ligava e não dava vídeo.
Pensei que poderia ser que uma das memórias veio com defeito, usei só a outra no primeiro slots e funcionou até hoje, mas recentemente decidi testar a memória que não funcionou na casa do meu amigo e fiquei surpreso porque ela FUNCIONOU.
Quando cheguei em casa fui testar de novo a memória que "não funcionava", só que dessa vez sozinha no mesmo slot que estava a outra, e funcionou mesmo, mas depois testei os outros slots e nenhum dos 3 funcionava, só o primeiro.
Testei várias posições de memória diferentes, dualchannel e singlechannel, e nada, não dava vídeo.
Tentei quase de tudo, já tentei:
-Usar limpa contato nos slots de memória;
-Tirar e limpar o processador e o slot;
-Resetar a BIOS removendo a bateria por 15 minutos.
Quando resetei a BIOS acontece uma coisa inusitada, o slot que funcionava parou de funcionar, e o segundo slot que não funcionava começou a dar vídeo, e o resto não dava vídeo, eu fiquei mais curioso ainda, não sei o que pode ser.
Minha placa-mãe, que é a "B450M DS3H V2" suporta CPU's "Ryzen 5000" e meu processador é um "Ryzen 5 3400g", fiquei pensando que talvez pudesse ser um problema na BIOS e talvez eu tivesse que atualizar, mas já fiz isso antes e como é aleatório a falta de luz aqui onde eu moro eu fiquei com receio, mas quando eu fiz a atualização (isso antes de ter esse problema nos slots), o pc não dava vídeo, então tive que voltar à BIOS padrão de fábrica, que é a F62.
Pesquisei mais um pouco e vi que esse problema do slot de memória não funcionar estaria relacionado à BIOS mesmo, quando fui no site da fabricante da placa-mãe e quando fui na área de suporte percebi que a versão compatível com minha CPU era a "F1" e não a "F62".
Já tentei atualizar a BIOS e não deu certo, não deu vídeo, queria saber o que fazer, já tentei tanta coisa, só queria usar 2 memórias em dualchannel, me ajudem por favor.
vitor-borges
Novo Membro
3 Curtidas
[Resolvido] Só funciona um slot de memória
#1 Por vitor-borges
10/06/2023 - 20:10