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Mauriciodez
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Isso é chacota né ?!?! Anatel: velocidade média de internet deve ser pelo menos 80% do contratado

#1 Por Mauriciodez 31/10/2014 - 20:28
Anatel: velocidade média de internet deve ser pelo menos 80% do contratado


A partir deste sábado (1º), a velocidade média das conexões de banda larga não pode ser inferior a 80% do que foi contratado pelo usuário. O valor estabelecido anteriormente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), era de 70%. Na prática, em um plano de 10 MB, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8 MB.

É preciso salientar que essa porcentagem não é a velocidade prática de download (que determina quanto tempo vai demorar para que algo seja baixado). O índice diz respeito à velocidade estipulada em contrato.

De acordo com essa mesma regra, a velocidade mínima não pode ser inferior a 40% do contratado em nenhum momento. Para manter a média de 80%, as empresas poderão inclusive aumentar a velocidade em alguns dias e compensar perdas de outros dias. Antes da mudança o valor mínimo era 30%.

Para saber como está a velocidade da sua internet, a Anatel recomenda o site www.brasilbandalarga.com.br. O usuário que se sentir lesado deve fazer uma denúncia no site da instituição. As operadoras podem ser penalizadas com multas ou advertências, dependendo da gravidade do caso.

Agora vejam o teste de velocidade que fiz no site dos kras ( minha net é de 15MB )

Imagem

Só podem estar de brincadeira com as fuças dos usuários, velocidade de UP de mais de 44Mbps ... mas do q o dobro da velocidade contratada !!!
Naldo Volpe
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#3 Por Naldo Volpe
31/10/2014 - 20:38
Vi esta notícia, porém quando a ANATEL divulgou que as Operadoras deveriam cumprir com 60% é que a minha velocidade
contratada chegou a ultrapassar na medição de Downstream e Upstream... O Site mais confiável é o SIMET: http://simet.nic.br
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m0z4r7
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#5 Por m0z4r7
31/10/2014 - 23:44
Aqui está normal, o plano é simples de 10Mbps e está 100% (engraçado que minha taxa de Download é 10Mbps, mas a Upload é sempre bem inferior tipo 1Mbps, é o plano que é diferente? tu contrata pelo Upload ou algo assim para ser tão superior ao Down?), Desde quando eu fazia suporte eu utilizo esse Speed Test do Ookla....e sempre o Up era inferior ao Download, tanto que o 'nominal' dos planos é o Download.

Imagem
cygnusx-1
cygnusx-1 Cyber Highlander Registrado
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#6 Por cygnusx-1
01/11/2014 - 00:53
é 80% em que circunstância? todas? só nesse medidor oficial vagabundo aí? só aqui dentro do país ou fora também? Não adianta nada o cara medir, dar a velocidade certa e na hora de usar a conexão os downloads ficarem sempre muito abaixo do que diz o medidor, principalmente se for download a partir de servidores de fora do país como acontece quase sempre.
LG 23" IPS | Cooler Master Elite 370 | Gigabyte B85M-D3PH | i5-4670K (4x 3,4 GHz) + Cooler Master Hyper TX3 | 16 GiB DDR3 1600MHz | Asgard 1 TB + WD 1 TB + Seagate 2 TB | Gravador de Blu-ray LG WH14NS40 | Seasonic 430W
Derrubada do veto à auditoria da escravidão da dívida "pública"
“O maior perigo para a liberdade são os escravos felizes."
Alexandre Grecco
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#7 Por Alexandre Gr...
01/11/2014 - 01:44
cygnusx-1 disse:


Veja a minha:

Anexo do post

Meus downloads aqui quando faço baixa entre 4 ou 5 Mbps e não os 37 ou 35MBPS que tenho da Live Tim.

Agora entenda;

Antes de mais nada, é preciso fazer um teste com a sua máquina para saber se a sua velocidade de conexão é no mínimo parecida com aquela pela qual você está pagando.

Você deve agora estar pensando “Por que então somente algumas pessoas conseguem a velocidade de Internet que são anunciadas pelos provedores?”. Bom tirando, é claro, alguns fatores mais complicados, o mais óbvio é que os provedores de Internet só pensam no marketing e não conseguem de fato o que prometem. Porém, isso não é completamente verdade.
Existem muitas outras coisas. Veja abaixo alguns bons motivos de ter a sua conexão diminuída:

Problemas de hardware para o usuário final

Pode acontecer de você estar com um roteador antigo que não consegue se manter por conta da velocidade atual ou então por conta de uma conexão Wi-Fi fraca. Além disso, ele pode estar com uma configuração errada para o tipo de roteador que está sendo utilizado. Nesses casos, é claro que você não está aproveitando toda a velocidade e a culpa não é do provedor, mas de quem não soube configurar o aparelho.

Distância do ISP

Primeiramente, você sabe o que é ISP? É a sigla para “Internet Service Provider”, ou seja, o seu provedor de serviços de Internet. Quanto mais longe você estiver dele, mais fraco será o seu sinal. Se você mora em uma cidade, provavelmente terá uma conexão mais rápida do que alguém que mora no campo.

Congestionamento

Lembre-se que você está compartilhando uma linha de conexão com a Internet junto com muitos outros clientes desse mesmo provedor. Por isso, pode haver um congestionamento, que pode resultar em lentidão. Isso acontece principalmente se as pessoas próximas a você estiverem exagerando. Por exemplo, todos os seus vizinhos estarem usando o BitTorrent 24 horas por dia ou usando outros serviços que demandam muita conexão.

O próprio servidor

Não é só o seu aparelho que dá problemas, mas o servidor também. Muitas vezes, sua velocidade de download não depende somente da sua máquina, mas da velocidade dos servidores por onde você está baixando. Por exemplo, se você estiver em São Paulo e resolver baixar algo de um site com o provedor em Paris, pode enfrentar problemas na conexão entre os provedores.

Erro de entendimento: É isso mesmo, você não leu errado. Existe um erro de entendimento por parte dos usuários na hora de contratar um plano de Internet. O que acontece é que os planos de Internet são vendidos em bits e não em bytes. Não sabe a diferença? O bit é a menor unidade de informação. Oito bits são iguais a um byte. Por isso, quando você vê uma propaganda e lê a palavra “Mbps”, pensa que é “Mega Bytes Por Segundo”, enquanto na verdade é “Mega Bits Por Segundo”. A medida em bytes é diferente e normalmente mostrada como “MB/s”. Então, seguindo essa lógica, quando um plano diz que é de 10 Mbps não significa que ele tem 10 megabytes e sim 10 megabits. Na hora de fazer a conversão, você descobre que ele é um plano de 1,25 MB/s. Basicamente, basta dividir o valor do plano por oito e você descobrirá qual a velocidade máxima de conexão que você pode alcançar. Por isso, lembre-se que:

  • Plano de 1Mbps: 128 KB/s

  • Plano de 10 Mbps: 1,25 MB/s

  • Plano de 20 Mbps: 2,5 MB/s

  • Plano de 50 Mbps: 6,25 MB/s

Como você viu, podem ser muitos os fatores que podem afetar a velocidade de conexão com a Internet, por isso fica difícil saber exatamente qual é o seu problema. Normalmente, tudo isso diminui a sua velocidade e é por isso que você não alcança o que seu provedor de Internet anuncia. Além disso, não adianta simplesmente imaginar que na Europa, Estados Unidos e Japão existem conexões melhores e mais baratas, que não sofrem tanto com esses problemas. Isso acontece por lá dessa forma porque existem mais provedores do que aqui. No Brasil, assim como nas áreas rurais desses países, a Internet muitas vezes conta com pouquíssimos provedores e precisam receber dados de lugares distantes, daí o grande problema.

Mas é possível ao menos medir a sua velocidade de conexão para tentar ao menos descobrir o que está, no seu caso, deixando a velocidade mais lenta. Assim, você pode medir a sua conexão e procurar sempre ver como tirar o maior proveito possível da Internet.

Agora voltando a minha internet contratada.

Tenho da Live Tim 35MBPS assinado dividindo por 8 tenho 4,375MB/s velocidade atual a qual eu baixo meus arquivos que varia entre 4 e 5 MB/s.

Deu pra entender?

Anexos

.
cygnusx-1
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#8 Por cygnusx-1
01/11/2014 - 03:14
essa coisa de Mbps e MiB/s eu já sabia.
mas a minha dúvida continua: em que circunstâncias esses 80% devem ser cumpridos?
se a velocidade depende de tantos fatores assim, como podem garantir a entrega de um determinado percentual da velocidade (80% no caso)?
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#11 Por Alexandre Gr...
01/11/2014 - 10:38
cygnusx-1 disse:


Veio, faça as contas, pegue sua velocidade contratada divida por 8 e acrescente 80% em cima, e veja se o download corresponde as suas contas. Simples assim. Mas acredito eu que para isso depois que isso for regulamentado, você vai precisar entrar em contato com a operadora e exigir tal velocidade.

RenanDecarlo disse:


E a sua está certo?

Para verificar velocidade no Simet no FF você precisa habilitar o plugin (Java) assim a mesma coisa no Chrome.


==================================

No mais vocês pode usar o teste de velocidades nos sites:

http://www.speedtest.net/pt/ ou http://simet.nic.br/ e utilizar o programa NetBalancer e verificar se o download corresponde a conta que passei, velocidade contratada divida por 8 abaixo minha velocidade real. Vejam que o download em (azul) chega à 5MB/s e o Upload (vermelho) chega à 2.9MB/s

Anexo do post

O programa pode ser baixado aqui veja.png http://seriousbit.com/netbalancer/

Anexos

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HrtBroke
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#12 Por HrtBroke
01/11/2014 - 10:55
No meu pc a net sempre chega a 15Mb(meu plano é de 10Mb). No celular quase nunca chega a 10Mb
Anexo do post

Anexos

Ryzen 5 1600 @4.25GHz . 16GB Crucial Ballisti X sport @2933MHz . Biostar X370GT3 . RX580 8GB . Netac 910E 240GB NVMe + Samsung 850EVO 250GB + Netac N600S 1TB ssd + Hikvision E100i 512GB + (raid 0 Seagate 2TB x3)
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cygnusx-1
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#13 Por cygnusx-1
01/11/2014 - 11:13
não preciso fazer contas.
já sei que os downloads a partir de sites do exterior quase sempre ficam abaixo do contratado.
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Mauriciodez
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#15 Por Mauriciodez
01/11/2014 - 11:34
cygnusx-1 disse:


É 80% de média mensal e 40% obrigatórios mínimo... no meu entendimento pra mim continua balela, veja bem , como os kras podem aumentar a velo para chegar a média dos 80% mensais, eles podem muito bem alegar q em determinado momento ela estava em 100%, o user é q não estava usando !!! e outra ... sempre irão alegar fatores externos, hardware de down e de UP, fatores climáticos etc...


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